Racismo Institucional

novembro 22
14:32 2019

Por Paloma dos Santos

Quantos trabalhadores negros e negras trabalham na mesma empresa que você?

Quantos trabalhadores negros e negras você conhece em decisões de poder,cargos de diretoria,supervisão,chefia…?
O racismo institucional vem especificamente neste viés,de corte ,exclusão exploração,onde a não contratação de pessoas negras é visivelmente aos olhos da sociedade,e quando há a contratação,esta é sempre para cargos em sua maioria para postos informais e precários caracterizado nas estruturas empresariais,governamentais,órgãos públicos.

A maioria das grandes empresas,sejam elas privadas ou públicas não respeitam Lei de Cotas (Lei 12.990/2014),não respeitam o Estatuto da Igualdade Racial,não respeitam os Direitos Humanos.Ainda vivemos num Brasil colônia matriarcal,onde a branquitude mesmo após 131 anos de abolição da escravatura, tenta manter as práticas do passado contra população negra,que já ultrapassa mais de 54% (segundo o IBGE) da população brasileira.

É importante o fortalecimento da população Negra, tem que denunciar sempre qualquer pratica de racismo no local de trabalho e na vida,denunciar empresas e órgãos públicos,manifestar,Fazer com que o racismo seja debatido e combatido nos doze meses do ano,não apenas em novembro de cada ano.É necessário resignificar a luta de Zumbi e Dandara,de Akotirene,Luiza Main,Luis Gama entre tantos ícones ancestrais ,que nos deixaram um legado de luta e resistência.
Vivemos porque resistimos.

Palavras-chave