Confederação se dispõe a auxiliar e apoiar medidas para inibir e reparar manifestações ofensivas

20:05 2016

Escrito por: Contracs

A CONTRACS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT é entidade que representa mais de 3 milhões de trabalhadoras e trabalhadores, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio do Registro Sindical nº 46219.008868/2009-40.

O apresentador Danilo Gentilli, do SBT, no dia 11 de maio de 2016, em sua conta no Twitter afirmou que a Senadora Regina Sousa (PT-PI) parecia com a “tia do café” e não com uma senadora da República. A Contracs/CUT repudia a declaração machista, racista e preconceituosa feita pelo apresentador contra a senadora Regina Sousa, que atingiu e ofendeu de forma pejorativa as mulheres negras que trabalham na área de comércio e serviços, as quais a confederação representa. A Confederação reitera que a política deve corresponder à composição da sociedade brasileira, das quais as mulheres negras são parcela expressiva, e, portanto, devem estar representadas no parlamento.

A CONTRACS/CUT se solidariza com a senadora, que é uma legítima representante das trabalhadoras e quebradeiras de coco babaçu do Piauí e do Brasil, e reafirma que o parlamento deve ser seu local de atuação política. A Senadora Regina Sousa (PT-PI) se pronunciou contra as declarações do apresentador e afirmou que entrará com uma ação. “Esse moço tem feito muitos comentários maldosos, principalmente com relação às mulheres. Expressa um racismo sem tamanho. Por que, para ele, senadora tem que ter cara de senadora. Eu não tenho cara de senadora, com meu cabelo ‘pixaim’. Para ele eu deveria alisar os cabelos, certamente. Felizmente os seguidores dele reagiram mal ao que disse”, afirmou a parlamentar, que garantiu ainda que o representará na Justiça não por ter se sentido ofendida, mas para honrar todas as mulheres que servem café.

A CONTRACS/CUT permanece à disposição da senadora Regina Sousa para auxiliar no que a parlamentar precisar e apoia medidas voltadas para inibir e para reparar manifestações ofensivas como a feita pelo apresentador Danilo Gentilli, que não foram exercício da liberdade de expressão, mas mera revelação de preconceito de classe, de raça e de gênero. Direção -Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT