Bancários da FETEC-CUT/SP aprovam propostas de acordo da Campanha Nacional 2013

outubro 14
13:52 2013

por Lucimar Cruz Beraldo – FETEC-CUT/SP publicada em 12/10/2013 13:21
bancariosSerá concedido reajuste de 8% nos salários e benefícios (1,82% de aumento real), além de 8,5% nos pisos de ingresso (2,29% de aumento real). Na PLR, o reajuste será de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional
Bancários da FETEC-CUT/SP aprovam propostas de acordo da Campanha Nacional 2013
Depois de 23 dias da maior greve dos últimos 20 anos, os bancários da base da FETEC-CUT/SP aprovaram em assembleias as propostas de acordo da Fenaban, Banco do Brasil e Caixa Federal, referente à Campanha Nacional 2013.

Em assembleias realizadas nesta sexta-feira 11, os bancários dos bancos privados e públicos consideraram os avanços obtidos nas negociações e deliberaram pelo fim da greve nas regiões do ABC, Araraquara, Assis, Barretos, Bragança Paulista, Catanduva, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, São Paulo, Taubaté e Vale do Ribeira.

Na região de Guarulhos, a assembleia será realizada no início da noite da próxima segunda-feira 14.

A greve nacional dos bancários foi deflagrada no dia 19 de setembro, após a Fenaban negar a grande maioria das reivindicações apresentadas pelo Comando Nacional e apresentar proposta de reajuste de apenas 6,1% e sem contemplar melhorias das condições de trabalho, saúde e segurança. A insatisfação também se repetiu dentre os funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, face às inúmeras negativas apresentadas pelos representantes dos bancos federais com relação às questões específicas dos trabalhadores.

Diante da intransigência dos banqueiros, os bancários foram à luta em movimento crescente, paralisando mais de 12 mil postos de trabalho, dentre agências, centros administrativos e call centers em todo o país. Na base da FETEC-CUT/SP, foram mais de 1.600 locais, chegando a envolver mais de 40 mil trabalhadores. Fora da capital, o movimento contabilizou a marca histórica de 872 agências paralisadas.

“A disposição de luta dos bancários fez a diferença, impediu retrocessos e garantiu avanços para o conjunto da categoria, apesar de toda a choradeira dos banqueiros”, afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP.

Conforme a proposta da Fenaban aprovada nas assembleias, será concedido reajuste de 8% nos salários e benefícios (1,82% de aumento real), além de 8,5% nos pisos de ingresso (2,29% de aumento real). Na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), o reajuste será de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional. Também está prevista a elevação de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

Com relação às questões sociais, está prevista a inclusão de três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50,00 por mês.

No que diz respeito às questões específicas nos bancos federais, há conquistas nas condições de trabalho. No BB estão previstas contratações de 3 mil concursados, avanços na questão dos caixas executivos e combate ao assédio moral. Na Caixa Federal, a proposta prevê pagamento de todas as horas extras nas agências com até 15 empregados, manutenção da PLR Social e redução do tempo para promoção por mérito.

“A manutenção do aumento real, da valorização dos pisos e da PLR, aliada a conquistas sociais, confere aos trabalhadores uma campanha vitoriosa. É com essa unidade, entre bancários de bancos privados e públicos, que a categoria deve continuar seguindo avante”, conclui o presidente da FETEC-CUT/SP.